.

.

domingo, 20 de agosto de 2023

Em tudo dai graças...

Sou grato a Deus... por mais um ano de vida. Vencer mais uma etapa não foi nada fácil, mas aqui estou para agradecer.

Sou grato a Deus... pelos meus queridos pais. O sr. Osmani Gomes (in memória), homem bom e de uma paciência e que sempre falava baixo e não me lembro dele ter ralhado com qualquer um de nós. Minha mãe, sra. Maria Gomes, sempre foi uma mulher de múltiplas ações. Sempre dedicada aos filhos, administrava à casa com sabedoria e não deixava de cumprir com o ministério do rol de bebês da Igreja de Aquidabã. 

Sou grato a Deus... sou grato a Deus pelos saudosos avós. Foram pessoas que nos ensinavam sobre um mundo diferente da realidade que vivíamos na capital secreta do mundo, devo confessar que um dos meus avós gostavam de fantasiar por demais as histórias e depois que gente cresce descobre que não era bem assim. Rsrs

Sou grato a Deus... pelos amados irmãos. Do convívio com meus irmãos, gosto sempre falar tivemos uma infância do tipo que aprontavam, brigavam e via de regras algumas vezes, não muitas, fomos corrigidos com uma bela vara de goiaba.

Sou grato a Deus... pelos meus tios e tias. Tive o prazer de conviver com muitos deles na minha infância e sem dúvidas carrego na minha memória e coração lembranças que dariam um livro.

Sou grato a Deus... pelos meus primos e primas. Faço parte de uma grande família que as idades são bem próximas e apesar de existir pensamentos diametralmente opostos nos respeitamos e somos amigos.  

Sou grato a Deus... pelos meus sobrinhos e sobrinhas. Fico encantado quando vejo os outrora pirralhos, alguns chorões e outros espertos além da conta, jovens casados, com filhos e cuidado de suas vidas. Conviver e conversar com esses jovens me ajuda a entender um pouco essa galera.

Sou grato a Deus... pelos meus amigos. Tive uma infância, adolescência e juventude muito dinâmica. Aprontamos muito e disso tudo tenho muitas histórias engraçadas, encrencas típicas de adolescentes e momentos difíceis que só reforçaram a nossa amizade.

Sou grato a Deus... pelas Igreja que pastoreei. Tenho certeza plena de que marquei vidas, porém o impacto que todas elas no seu tempo exerceram sobre minha vida ficarão gravadas para sempre no meu coração.

Sou grato a Deus... pelo meu trabalho. Considero importante reconhecer a importância dos meus colegas de trabalho de hoje e os de ontem, pois todos eles foram e são importantes na minha formação profissional.

Sou grato a Deus... pela minha aposentadoria. Foram tempos duros e difíceis, mas em tudo e por todo os momentos o Deus foi bondoso me sustentando nas minhas diversas jornadas de trabalho por várias partes desse nosso Brasil e o privilégio que tiver de servir como missionário no Continente Africano.

Sou grato a Deus... pelas pessoas queridas que passaram pela minha vida. Os últimos trezentos e sessenta e cinco dias, não forma muito fáceis. Algumas pessoas queridas (Néri Barreto e Dorca Machado Silveira), foram para os braços do Pai e não posso deixar de agradecer por tudo que pude aprender com essas duas vidas.

Sou grato a Deus... por esse tempo. Por saber que cada dia, semana, mês e ano Ele continua fiel, no seu amor, cuidado e tratando da minha vida, minhas emoções com o mesmo amor e como Paulo fala em II Cor. 5:14, num outro contexto e tomo a liberdade de usar a ideia aqui, “pois o amor de Cristo me constrange”, pois não compreendo o que fiz, para merecer tão grande amor.

Sou grato a Deus... por mais um ano. Foram dias de aprendizado e como diz o poeta: “a vida é uma escola e o tempo o professor, onde alguns são sábios, porém até hoje ninguém se formou...” por isso prossigo na escola da vida, pois sinto que ainda tenho muito que aprender, conquistar e continuar deixando Deus escrever a história que Ele tem para minha vida.

Sou grato a Deus... por sua vida. Obrigado por ter tirado um pouco do seu precioso tempo para me acompanhar nas minhas palavras de gratidão

A Deus toda honra e glória.


 

sábado, 3 de junho de 2023


Antes de você partir...         

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” Jó 42:5

Antes de você partir... aproveitamos o nosso tempo, nos tempos de seminário de uma maneira bem juvenil, diria infantil.

Antes de você partir... eu ficava impressionado com seu jeito de ser com suas colegas do curso de música sacra que somente sabiam rir todas as vezes que entravam na livraria.

Antes de você partir... passamos um longo tempo separados pelo fato de tomarmos caminhos diferentes nas áreas ministeriais.

Antes de você partir... nos reencontramos na Convenção Batista Brasileira que aconteceu no Rio de Janeiro fortuitamente, trocamos telefone, mas você não me ligou e eu não te retornei.

Antes de você partir... mais um tempo se passou e você desapareceu envolvida nos seus ministérios de músicas e dividindo o seu tempo ora como professora, ora como fonoaudióloga.

Antes de você partir... recebeu um presente lindo de Deus que tem por nome Caio, criança possuidora de uma graça infinda e que a todos encanta com sua simpatia do jeitinho que ele é.

Antes de você partir... você assumiu de maneira responsável o papel de mãe como uma missão digna de uma guerreira, pronta para brigar pelos direitos do seu filho como poucas genitoras.

Antes de você partir... tivemos a oportunidade de um novo reencontro bem inusitado, pois a época me encontrava do outro lado do Atlântico, mas as redes sociais servem para quebrar barreiras.

Antes de você partir... nos reencontramos no local onde nos conhecemos na colina abençoada onde fica o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, foi uma festa.

Antes de você partir... celebramos com muita força e vontade nossa amizade tendo sempre no coração uma máxima: amigo pode passar muitos anos sem se falar, mas quando se encontram sentam e conversam como se o tempo não existisse.

Antes de você partir... você pacientemente me incentivou a escrever minhas crônicas, histórias bíblicas para crianças e gente grande e me fez ver que poderia colocar em prática o projeto Em Busca da Infância Perdida, como uma amiga que sempre via viabilidade na concretização do meu sonho.

Antes de você partir... discutimos muitas vezes os meus textos que saiam “quadrados” e que faziam sentido para mim, mas pacientemente passávamos parágrafo por parágrafos num “debate” por vezes era preciso uma pausa para que os ânimos fossem arrefecidos.

Antes de você partir... aprendi que a vida é muito simples de ser vivida, especialmente quando se busca a verdade e transparência nas menores ações do dia a dia. É mais fácil viver assim, pois esse era o seu estilo de vida.

Antes de você partir... veio as primeiras dores e me lembro bem quando andávamos pelo shopping de Sulacap que e você me disse que precisava procurar um médico e assim o fez na semana seguinte.

Antes de você partir... veio a descoberta da enfermidade e choramos juntos, mas você estava disposta a enfrenta-la com dignidade e assim o fez até o seu último momento com a serenidade que vi em poucas pessoas ao longo da minha vida pastoral.

Antes de você partir... você se preocupava o tempo todo com todos os irmãos, irmã, sobrinho, sobrinhas, amigos, amigas, igrejas e filho como se pudesse colocar todos debaixo de suas asas como diz o versículo 4 do Salmo 91.

Antes você partir... conversamos, rimos, comemos, brigamos, fizemos bico, desfizemos os bicos, brincamos com Caio (fiz algumas loucuras com a cadeira de rodas dele) no shopping, discutimos livros, filmes, sermões, vídeos até política com muito respeito.

Antes de você partir... sempre pensei que um dia você iria e já não mais poderia passar quatro horas falando ao telefone, contando histórias de vidas, histórias da gente com a urgência de que o tempo se escoava e inconscientemente era preciso antecipar a conversa.

Antes de você partir... pude viver e dizer várias vezes o quanto te admirava e como você me fazia bem e como fará falta.

É você se foi, mas deixou registrado na minha memória lições grandes e pequenas que marcaram a minha vida para sempre.

Obrigado amiga, irmã, gente do coração... você conquistou sua liberdade e está livre das amarras desse corpo limitante...

Você está livre... dos limites... das dores... dos empecilhos... no lugar mais seguro... nos braços do Pai!

 Pr. Robertinho Gomes


 

 

 


sexta-feira, 13 de janeiro de 2023


Um passeio pela casa de Rubem Braga...

Rubem Braga nasceu em 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Mais tarde, com 13 anos de idade, publicou seu primeiro texto, no jornal O Itapemirim, do Colégio Pedro Palácios.

A casa onde ele morou fica na rua 25 de março, uma das principais vias de Cachoeiro e que lembra a data da emancipação da cidade. É uma casa bem simples para os padrões atuais, com os quartos das crianças interligados com o quarto dos pais, como eram as casas de “antigamente”.

Num dos quartos existe uma estátua feita em papel do cronista e que fica ao lado de diversas reproduções de desenhos e quadros dedicados a Rubem Braga ou criados como ilustrações de suas crônicas. Existem imagens de Djanira, Di Cavalcanti, Dorival Caymmi, Cândido Portinari e outros nomes como Carybé.

Na parte de baixo que seria o “porão” da casa encontramos lençóis com fragmentos das principais crônicas e poesias do autor. Outro fato bem interessante é que existe a reprodução de um texto na voz do próprio Rubem. Andar por esse espaço e como caminhar entre as nuvens cobertas de versos que inspiram.

No quintal, hoje cimentado possui uma grande árvore de fruta-pão, que é rica em fibras e serve para combater diabetes, repor energias e ajuda na regulação intestinal. Confesso que não tenho a menor apreciação pela fruta, apesar de toda sua versatilidade.

O cronista, estudou em Niterói e ingressou na faculdade de Direito, porém concluiu sues estudos em Belo Horizonte, onde escreveu para o Diário da Tarde. Morou em São Paulo, Recife e depois mudou-se para o Rio de Janeiro, sempre escrevendo crônicas e artigos para os principais jornais.

Rubem Braga, trabalhou como correspondente de guerra, na Itália nos anos de 1944 e 1945, tendo também servido no Marrocos, no período de 1961 a 1963, como embaixador.

Escreveu para os principais jornais do Brasil, faleceu em 19 de dezembro de 1990, consagrado como um dos cronistas mais respeitados do Brasil.

Passar uma manhã na Casa dos Bragas, ouvindo histórias e vendo os objetos pessoais, utensílios, móveis e livros do cronista foi um grande prazer.

Valeu a pena... é isso por hoje

É vida que segue...

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

TEMPO


Tempo

Tempo de descanso...

Tempo de rever familiares...

Tempo de recordar histórias com os amigos...

Tempo de renovação das forças consumidas nas batalhas diárias...

Tempo de preparação para tempos "diferentes"... alguns difíceis outros nem tanto assim...

Tempo de trabalhar e desenvolver novos projetos e avançar nos inconclusos...

Tempo de novos e grandes desafios ministeriais na Palavra, música e ensino...

Tempo ganhar, retribuir e dar grandes e fortes abraços... abraçar faz bem.

Tempo de agradecer pela vida e vivê-la como se fosse o último dia da nossa existência...

Tempo de viajar para longe, perto e para dentro do nosso ser... 

Tempo de procurar ouvir a voz de Deus nos detalhes a exemplo de Ananias, por ocasião da conversão de Saulo...

Tempo de confiar e esperar no Senhor, pois Ele tem sempre o melhor para todos nós.

Tempo de levantar, caminhar e esperar o cumprimento das promessas de Deus.

Deus tem sempre o melhor!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022


Viagem de Claridade
Autora: Ana Azevedo
Ilustrações: Walter Lara
Editora Aletria
Ano 2021

Na minha vida pastoral sempre me preocupei em como trabalhar o luto na vida das pessoas pela perda de entes queridos e amigos mais chegados que irmãos. Nunca foi uma tarefa fácil.

Depois de muitos anos de envolvimento com a educação infantil e por vários momentos lidando com perdas de pessoas queridas que deixaram lacunas sem que a criança saiba como encarar essa dura realidade.

A proposta de Ana Azevedo é tratar o assunto de maneira didática e bem leve usando uma linguagem envolvente que por certo te fará refletir e por certo deve fazer rolar pelo seu rosto algumas lágrimas.

Tenho lido tudo que posso de literatura infantil e algumas histórias me tocam e outras entram para sempre no meu coração. É como se eu me colocasse no lugar daquele menino e vivendo as mesmas emoções daquela criança ao perder um ente querido.

Recomendo o livro para todos os educadores sociais, professores e líderes que trabalham com educação infantil e em especial para os pais e mães que gostariam de trabalhar com suas crianças a realidade da morte.

Vale a pena conferir...é vida que segue!

domingo, 27 de novembro de 2022


Marcas que não se apagarão...

Até quando teremos que assistir esse tipo de crueldade sem medida?
Buscar o culpado foi preciso, mas seria ele o único? Um adolescente de 16 anos que teve acesso às armas do pai, militar, sem o seu conhecimento (essa tem sido a informação repassada) e que demonstrou destreza no manuseio do armamento.
Por outro lado, fico imaginando a dor dos pais, filhos, colegas de sala, dos papos na sala dos professores e companheirismo do dia a dia nos corredores das escolas. Tenho certeza de que os lugares vazios trarão saudades doídas que nem mesmo o tempo poderá apagar.
Lágrimas nos olhos que escorreram pelos corações e migraram e se alojaram nas almas de alunos e professores que por certo guardarão por todas as suas vidas. Que dia fatídico!
E a todos nós que acompanhamos de longe, fica a estranha sensação de impotência e um olhar absurdo de como esse tipo de atitude pode acontecer tão debaixo dos nossos olhos sem que tivéssemos a premonição para evitar tais tragédias.
Sei que muitas perguntas invadem as nossas mentes, mas antes de respondê-las, entendo que precisamos prestar nossa solidariedade às famílias enlutadas que perderam pessoas queridas de forma tão violenta.
Minha sexta-feira, foi extremamente triste, pois maior parte da minha vida como profissional da educação, passei na escola e como o primeiro amor a gente nunca esquece, logo, imagino o sofrimento dos meus colegas e alunos da EEEFM Primo Bitti e do Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Aracruz.
Que Deus possa confortar e ajudar todas as famílias enlutadas nesse momento de dor e que como sociedade possamos refletir em como podemos nos livrar dos caminhos obscuros que temos trilhado nos últimos tempos.
Cybelle Passos Bezerra, Maria da Penha Banhos, Flávia Amboss Merçon Leonardo e a Selena Sagrillo Zucolotto... descansem em paz!

terça-feira, 22 de novembro de 2022


Maria... minha querida mãe!

Maria...

...nome de mulher que significa “senhora soberana”.

Maria...

...menina que, como filha, trouxe orgulho aos seus pais.

Maria...

...mulher que assumiu a vida de esposa com valentia.

Maria...

...serva que tem servido a Deus com coragem e ousadia.

Maria...

...mãe que sempre amou e criou seus filhos com maestria.

Maria...

...mulher, mãe, tia, avó, bisavó, vizinha, alegre e companheira.

Maria...

...conselheira, boa ouvinte, amiga das crianças e educadora por excelência.

Maria...

...minha mãe, nossa mãe, nossa amiga e norte de nossas vidas.

Maria...

...obrigado pelo seu jeito de ser, transparente e verdadeiro e sem medo de ser feliz.

...obrigado por ser a pessoa que nos ensinou a ter fé em Deus e ter fé na vida.

...obrigado pela companhia das horas fáceis e difíceis das nossas vidas com  palavras encorajadoras.

Maria...

...sou grato a Deus por sua vida, minha querida mãe. Gostaria que o mundo fosse povoado de pessoas como você.

Parabéns pelos seus 85 anos e que Deus continue abençoando sua vida.

Amamos você!!!