.

.

sábado, 3 de junho de 2023


Antes de você partir...         

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” Jó 42:5

Antes de você partir... aproveitamos o nosso tempo, nos tempos de seminário de uma maneira bem juvenil, diria infantil.

Antes de você partir... eu ficava impressionado com seu jeito de ser com suas colegas do curso de música sacra que somente sabiam rir todas as vezes que entravam na livraria.

Antes de você partir... passamos um longo tempo separados pelo fato de tomarmos caminhos diferentes nas áreas ministeriais.

Antes de você partir... nos reencontramos na Convenção Batista Brasileira que aconteceu no Rio de Janeiro fortuitamente, trocamos telefone, mas você não me ligou e eu não te retornei.

Antes de você partir... mais um tempo se passou e você desapareceu envolvida nos seus ministérios de músicas e dividindo o seu tempo ora como professora, ora como fonoaudióloga.

Antes de você partir... recebeu um presente lindo de Deus que tem por nome Caio, criança possuidora de uma graça infinda e que a todos encanta com sua simpatia do jeitinho que ele é.

Antes de você partir... você assumiu de maneira responsável o papel de mãe como uma missão digna de uma guerreira, pronta para brigar pelos direitos do seu filho como poucas genitoras.

Antes de você partir... tivemos a oportunidade de um novo reencontro bem inusitado, pois a época me encontrava do outro lado do Atlântico, mas as redes sociais servem para quebrar barreiras.

Antes de você partir... nos reencontramos no local onde nos conhecemos na colina abençoada onde fica o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, foi uma festa.

Antes de você partir... celebramos com muita força e vontade nossa amizade tendo sempre no coração uma máxima: amigo pode passar muitos anos sem se falar, mas quando se encontram sentam e conversam como se o tempo não existisse.

Antes de você partir... você pacientemente me incentivou a escrever minhas crônicas, histórias bíblicas para crianças e gente grande e me fez ver que poderia colocar em prática o projeto Em Busca da Infância Perdida, como uma amiga que sempre via viabilidade na concretização do meu sonho.

Antes de você partir... discutimos muitas vezes os meus textos que saiam “quadrados” e que faziam sentido para mim, mas pacientemente passávamos parágrafo por parágrafos num “debate” por vezes era preciso uma pausa para que os ânimos fossem arrefecidos.

Antes de você partir... aprendi que a vida é muito simples de ser vivida, especialmente quando se busca a verdade e transparência nas menores ações do dia a dia. É mais fácil viver assim, pois esse era o seu estilo de vida.

Antes de você partir... veio as primeiras dores e me lembro bem quando andávamos pelo shopping de Sulacap que e você me disse que precisava procurar um médico e assim o fez na semana seguinte.

Antes de você partir... veio a descoberta da enfermidade e choramos juntos, mas você estava disposta a enfrenta-la com dignidade e assim o fez até o seu último momento com a serenidade que vi em poucas pessoas ao longo da minha vida pastoral.

Antes de você partir... você se preocupava o tempo todo com todos os irmãos, irmã, sobrinho, sobrinhas, amigos, amigas, igrejas e filho como se pudesse colocar todos debaixo de suas asas como diz o versículo 4 do Salmo 91.

Antes você partir... conversamos, rimos, comemos, brigamos, fizemos bico, desfizemos os bicos, brincamos com Caio (fiz algumas loucuras com a cadeira de rodas dele) no shopping, discutimos livros, filmes, sermões, vídeos até política com muito respeito.

Antes de você partir... sempre pensei que um dia você iria e já não mais poderia passar quatro horas falando ao telefone, contando histórias de vidas, histórias da gente com a urgência de que o tempo se escoava e inconscientemente era preciso antecipar a conversa.

Antes de você partir... pude viver e dizer várias vezes o quanto te admirava e como você me fazia bem e como fará falta.

É você se foi, mas deixou registrado na minha memória lições grandes e pequenas que marcaram a minha vida para sempre.

Obrigado amiga, irmã, gente do coração... você conquistou sua liberdade e está livre das amarras desse corpo limitante...

Você está livre... dos limites... das dores... dos empecilhos... no lugar mais seguro... nos braços do Pai!

 Pr. Robertinho Gomes


 

 

 


Um comentário:

  1. Nossa vida se escoa lentamente em nossas mãos, por isso temos que viver cada minuto que nos é concedido por Deus e valorizarmos as amizades como vc faz. Parabéns pelo lindo texto que nos faz refletir sobre nosso passeio aqui neste mundo.

    ResponderExcluir