.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
domingo, 13 de dezembro de 2020
Introdução de um sermão proferido na PIB de Carapina, ES, liderada pelo
Pr. Marques Xavier Marins, em 18/12/20
Tema: Deus ouviu o choro de uma criança...
No dia 12 de outubro comemorou-se em todo o Brasil,
o Dia da Criança no Brasil e esse tema tem sido negado por muitas pessoas que
acreditam que a Bíblia fala muito pouco sobre o assunto o que não é verdade,
desde as primeiras páginas encontramos Deus preocupados com as crianças.
Há quase 2 bilhões de crianças no mundo, praticamente um terço da população.
No Brasil são aproximadamente 36 milhões de crianças, até os 12 anos que
correspondem aproximadamente 17% da população, estimada em 207 milhões de pessoas.
No estado do Espírito Santo, temos aproximadamente 811.478 crianças, assim distribuídas na Grande Vitória: Vitória: 63,085; Viana: 15.540; Cariacica: 84,882 e Serra: 103,148.
Podemos dizer que a maioria esmagadora dessas crianças enfrentam perigos
por causa da pobreza, insegurança em função das negligências governamentais e
abusos por falta de políticas de proteção. Um fato curioso levantado por Dan
Brewster no livro “A Criança, a Igreja e a Missão” é que mesmo as crianças que
nasceram em lares com muitos recursos, sofrem pelo grande problema da
mentalidade moderna de que “têm tudo com o que viver, mas não têm algo pelo
qual viver”, o que nos leva a concluir que nossas crianças estão em perigo.
Então surge a pergunta que não quer calar: o que temos feito e o que
podemos fazer como igrejas por nossas crianças? Será que o nosso amor e
preocupação com as crianças que sofrem é o reflexo do amor da preocupação de
Deus para com as nossas crianças?
A história Bíblica é bem interessante...
- História de Abrão e Sarai, antes do encontro com o anjo que mudou suas
vidas.
- Sarai, sugere dar Agar como esposa para Abrão que topa e tem um filho
com a serva Egípcia. Quando o menino Ismael nasceu a serva começou a zombar e
diminuir Sarai por ela não ser mãe e sentia-se mais importante que sua senhora.
- Deus promete um filho ao casal, Abrão com 99 anos e Sara, 90 e muda o
nome do casal.
- Isaque nasce e começa a crescer e Ismael com 13 anos, como toda
criança, começa a zombar do seu meio-irmão e isso fez surgir a ira de Sara que
pede ao seu esposo que mande Agar embora de sua casa.
- Abraão, levantou-se cedo, encheu um cantil de água, tomou alguns pães
e deu a Agar e seu filho Ismael e mandou que partissem. Ela partiu andando
errante perlo deserto de Berseba, até que a água e a comida se acabaram e ela
com o seu coração de mãe, deixou o menino debaixo de um arbusto e ficou certa
distância dele e começou a chorar, pois era-lhe muito duro ver o menino morrer.
- Temos chorado muito nesses últimos dias no Brasil pelas nossas
crianças que estão morrendo. Tenho certeza de que aqueles que são pais e mães,
devem ficar com seus corações apertados, quando ouvem falar dos diversos tipos
de violência que tem acorrido no Brasil nos últimos tempos e que tomamos conhecimento
através da mídia.
- Mas o que podemos falar dos abusos que não conhecemos e que muitas
vezes nunca ficamos sabendo na época em que essas atrocidades acontecem somente
muitos anos depois.
- Quantos crianças estão sendo violentadas e abusadas, no Brasil e
quantas choram por terem os seus corpos agredidos, feridos e sem defesa alguma
a única solução que encontram é chorar.
- Choro do abandono, da incapacidade de reagir diante de violências que
são desferidas por adultos; choro do abandono da família que muitas deveria
proteger e acaba perpetuando abusos que permanecerão para sempre na vida
daquelas crianças; choro com o pedido de socorro, por não saberem o que fazer.
Mas Deus, ouviu o choro do menino... Deus ouviu o choro de uma
criança...
Deus não apenas ouve o choro, Deus chora...
Quando Deus ouviu o choro da criança, Ele chamou Agar e disse-lhe: “O
que que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar
onde ele está”...
O que podemos aprender com essa história que tinha tudo para ter um
final triste?
Quantas histórias você conhece de um vizinho, alunos, filhos de
conhecidos ou mesmo um parente que precisa ouvir a voz e ordem de Deus?
Continua...
domingo, 8 de novembro de 2020
Crônica do final de semana...
Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos...
Para a minha e sua alegria,
vou dar um tempinho com essa história de brincar e provocar os meus amigos
sobre política. Vou guardar minhas opiniões e sarcasmo para momentos de
conversas animadas com aqueles amigos que são mais chegados que irmão.
Considero que o pleito nos
Estados Unidos trouxe alguns ensinamentos para um grupo enorme de pessoas que
mesmo não estando envolvidas com política ou qualquer cargo público perceberam de
que a vida é dinâmica e vez por outra nos prega uma peça com derrotas inesperadas.
Existem outros assuntos de vital
importância que merecem minha atenção, energia, carinho e dedicação total e confesso,
preciso utilizar todo o meu tempo que passo fora do meu trabalho que é bem
desgastante e por vezes estressante e por isso preciso utilizar bem o meu
tempo.
Entendo que o pleito nos
Estados Unidos nos trouxe alguns ensinamentos, ainda que não tenhamos nenhum
envolvimento político ou qualquer cargo eletivo.
Uma lição
que não quer calar é aquela de que não temos segurança de nada. A vida é uma
eterna caixinha de surpresas. Me lembro de uma palavra de Tiago que nos diz: “Agora
prestai atenção, vós que dizeis: hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá
passaremos um ano, negociaremos e teremos lucro. No entanto, não sabeis o que
acontecerá no dia de amanhã.” Tg. 4: 13-14b.
Outro
aspecto que julgo interessante é que não devemos ter uma visão real de quem
somos e como estamos. Podemos caricaturar nossa vida e procurar colocar nela
elementos inexistentes que nos trazem uma visão distorcidas de quem somos. Gosto
do encontro de Jacó com Deus e na terceira vez que o anjo pergunta quem é você
e cansado de se passar por Esaú, parente de seu pai no episódio do poço, diante
de Raquel e finalmente diante do anjo no vale de Jaboque, ele se auto declara sua
vida foi radicalmente mudada.
Finalmente,
aprendemos sobre a efemeridade do poder. Trabalho em órgão há alguns anos e
tenho visto como o poder é passageiro. Hoje a pessoa manda e os ajuizados
obedecem, mas passa o tempo e todo aquele poder desaparece. Esse fato também tem
sido uma realidade nas nossas vidas. Hoje temos tudo e amanhã e quantas vezes
no dia, semana, mês ou ano seguinte, não temos nada. A vida e o poder são efêmeros.
Sendo assim, diante dessa nova
etapa, desejo sorte e felicidades a todos os concorrentes a mandatos públicos
que cumpram com as obrigações que o cargo exige com excelência e com obras
concretas, lembrando sempre um dos princípios de Maquiavel de que o homem
público não tem vida privada.
Quero concluir com a palavra
de Paulo em Efésios 3: 17-21: “para que Cristo habite em seus corações
mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam,
juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura
e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento,
para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”.
Àquele que é capaz de fazer
infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu
poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas
as gerações, para todo o sempre! Amém!
terça-feira, 30 de junho de 2020
O Cérebro da Criança
domingo, 18 de agosto de 2019
Crônica das minha viagens pelo Espírito Santo... Montanha.
Crônica das minha viagens pelo Espírito Santo... Mucurici
O povoamento se deu no início do século passado em função da grande procura pela extração da madeira de lei, abundante riqueza natural, no local que antes tinha o nome de Comercinho, segundo o site da Prefeitura.
Não posso deixar de registrar minhas observações da cidade que tem uma praça muito aconchegante e tranquila e um povo super acolhedor e tenho como comprovação o tratamento recebido na Prefeitura nos dois Cartórios e no bom papo com os moradores, após o almoço, aguardando a reabertura da órgão municipal.
Vale a pena conferir o balneário que existe na cidade e pelo testemunho dos moradores o local é pra lá de frequentado no período de férias e feriados prolongados de verão. Se você quiser passar bons momentos de suas férias em família, fica a sugestão.
Não posso deixar de mencionar o testemunho dos moradores quanto ao baixíssimo índice de criminalidade na cidade. Encontrei várias pessoas que saíram da grande Vitória, para viverem essa tranquilidade. Confesso que me senti, tremendamente balançado.
Tá na hora de dormir pois o dia de amanhã promete ser longo...






