.

.

domingo, 8 de novembro de 2020

Crônica do final de semana...


 Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos...

Para a minha e sua alegria, vou dar um tempinho com essa história de brincar e provocar os meus amigos sobre política. Vou guardar minhas opiniões e sarcasmo para momentos de conversas animadas com aqueles amigos que são mais chegados que irmão.

Considero que o pleito nos Estados Unidos trouxe alguns ensinamentos para um grupo enorme de pessoas que mesmo não estando envolvidas com política ou qualquer cargo público perceberam de que a vida é dinâmica e vez por outra nos prega uma peça com derrotas inesperadas.

Existem outros assuntos de vital importância que merecem minha atenção, energia, carinho e dedicação total e confesso, preciso utilizar todo o meu tempo que passo fora do meu trabalho que é bem desgastante e por vezes estressante e por isso preciso utilizar bem o meu tempo.

Entendo que o pleito nos Estados Unidos nos trouxe alguns ensinamentos, ainda que não tenhamos nenhum envolvimento político ou qualquer cargo eletivo.

Uma lição que não quer calar é aquela de que não temos segurança de nada. A vida é uma eterna caixinha de surpresas. Me lembro de uma palavra de Tiago que nos diz: “Agora prestai atenção, vós que dizeis: hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e teremos lucro. No entanto, não sabeis o que acontecerá no dia de amanhã.” Tg. 4: 13-14b.

Outro aspecto que julgo interessante é que não devemos ter uma visão real de quem somos e como estamos. Podemos caricaturar nossa vida e procurar colocar nela elementos inexistentes que nos trazem uma visão distorcidas de quem somos. Gosto do encontro de Jacó com Deus e na terceira vez que o anjo pergunta quem é você e cansado de se passar por Esaú, parente de seu pai no episódio do poço, diante de Raquel e finalmente diante do anjo no vale de Jaboque, ele se auto declara sua vida foi radicalmente mudada.

Finalmente, aprendemos sobre a efemeridade do poder. Trabalho em órgão há alguns anos e tenho visto como o poder é passageiro. Hoje a pessoa manda e os ajuizados obedecem, mas passa o tempo e todo aquele poder desaparece. Esse fato também tem sido uma realidade nas nossas vidas. Hoje temos tudo e amanhã e quantas vezes no dia, semana, mês ou ano seguinte, não temos nada. A vida e o poder são efêmeros.

Sendo assim, diante dessa nova etapa, desejo sorte e felicidades a todos os concorrentes a mandatos públicos que cumpram com as obrigações que o cargo exige com excelência e com obras concretas, lembrando sempre um dos princípios de Maquiavel de que o homem público não tem vida privada.

Quero concluir com a palavra de Paulo em Efésios 3: 17-21: “para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

 

terça-feira, 30 de junho de 2020

O Cérebro da Criança


O Cérebro da Criança 
Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson

Vale a pena conferir!
Leitura perfeita para professores, professoras, educadores, educadoras, país, mães e todos que se interessam ou trabalham com crianças na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica.
Os autores discorrem de maneira teórica e prática sobre 12 estratégias que visam nutrir a mente em desenvolvimento das crianças até os 12 anos, período do Ensino Fundamental I.
Vale a pena ter um exemplar em sua biblioteca para consultas periódicas.
Posso dizer que é perfeito.

domingo, 18 de agosto de 2019

Crônica das minha viagens pelo Espírito Santo... Montanha.


Pelos caminhos do Espírito Santo... Montanha.

Segundo os historiadores, a colonização do município se deu quando madeireiros, procedentes da Bahia, avançaram pelas matas virgens da região, à procura de madeira para o comerciarem nos estados de Minas Gerais, Bahia e o próprio Espírito Santo.

Montanha é uma cidade aprazível e suas ruas no centro da cidade, são relativamente planas o que facilita aos amantes das bicicletas ou a realização das excelentes caminhadas num final de um dia de trabalho estafante.

Existe um grande mercado onde você pode adquirir uma produtos da terra. Passar por Montanha e não adquirir ou saborear a carne de sol é um pecado quase sem perdão. Desse pecado, não sofrerei nenhuma condenação.

O povo é super receptivo e gosta de contar histórias pessoais e curiosidades culturais do município e região. É incrível como as pessoas dessa da região norte do estado, recebem bem e além e ainda nos brindam com “causos” que nos fazem esquecer ainda que momentaneamente da vida maluca dos grandes centros.

Retornar à Montanha, é relembrar um pouco ou muito da minha história. É passar um filme pela minha cabeça do dia quando saí pela ainda pela Madrugada, por volta das três da manhã, para chegar ao sul do Estado e tive os dois pneus furados e consequentemente duas rodas amassadas na altura de Jabaquara, por causa de um cratera na BR 101 sul. Foi um dia bem tenso, porém tudo terminou bem e estou aqui, escrevendo esse texto.

Como o tempo é curto... com licença, preciso partir... nos vemos em Pinheiros!!!

É vida que segue...

14/08/19


Crônica das minha viagens pelo Espírito Santo... Mucurici



Pelos caminhos do Espírito Santo, Mucurici.

A cidade, fica no extremo norte e foi elevado à categoria de município em 1953, desmembrado de Conceição da Barra.

O povoamento se deu no início do século passado em função da grande procura pela extração da madeira de lei, abundante riqueza natural, no local que antes tinha o nome de Comercinho, segundo o site da Prefeitura.

Não posso deixar de registrar minhas observações da cidade que tem uma praça muito aconchegante e tranquila e um povo super acolhedor e tenho como comprovação o tratamento recebido na Prefeitura nos dois Cartórios e no bom papo com os moradores, após o almoço, aguardando a reabertura da órgão municipal.

Vale a pena conferir o balneário que existe na cidade e pelo testemunho dos moradores o local é pra lá de frequentado no período de férias e feriados prolongados de verão. Se você quiser passar bons momentos de suas férias em família, fica a sugestão.

Não posso deixar de mencionar o testemunho dos moradores quanto ao baixíssimo índice de criminalidade na cidade. Encontrei várias pessoas que saíram da grande Vitória, para viverem essa tranquilidade. Confesso que me senti, tremendamente balançado. 

Tá na hora de dormir pois o dia de amanhã promete ser longo...

13/08/19

sábado, 17 de agosto de 2019

Crônica das minha viagens pelo Espírito Santo... Ponto Belo.



Pelos caminhos do Espírito Santo, Ponto Belo.

Esse simpático Município fica no extremo norte do Espírito Santo e segundo os contadores de histórias do local, a população inicialmente foi composta por pessoas vindas dos estados vizinhos, Bahia e Minas Gerais. 

Quando estive no município pela primeira vez, foi muito rápido e não foi possível andar e conversar com as pessoas como dessa segunda vez. confesso que esse segundo momento foi fundamental para que as melhores impressões do povo, ficassem registradas na minha vida.

Fico encantado como as diferenças culturais que existem dentre de um estado relativamente pequeno. E se existe algo que gosto é justamente a capacidade das pessoas de contarem histórias e falarem com simplicidade da vida. Fantástico e contagiante.

Para realizar o meu trabalho foi necessário retornar pela terceira vez ao município e como não poderia ser melhor, tudo foi devidamente encaminhado e agora é preciso cumprir com as partes que nos cabem,  para que o processo seja concluído.

Como o tempo passa bem rápido, está na hora de dormir...

Nos vemos em Mucurici...

É vida que segue...


12/08/19


domingo, 14 de abril de 2019

Crônica da vida diária no Brasil...

Sem...

Sem radares nas BRs!!!
Sem radares nas cidades!!!
Sem pontos perdidos!!!
Sem estradas decentes!!!
Sem filhos que ficaram e ficarão sem pais!!!
Sem pais que ficaram e ficarão sem filhos!!!
Sem mães que choraram, choram e chorarão pelos seus filhos!!!
Sem policiais que ficam na tocaia para multar os desavisados!!!
Sem leis que complicam as vidas das pessoas!!!
Sem discussões e falatórios sobre os cem dias do Presidente!!!
Sem planos de combate às chuvas do Prefeito da Cidade Maravilhosa!!!
Sem segurança nos transportes públicos nas nossas cidades!!!
Sem amor e respeito ao venezuelano dando-lhe de comer vidro misturado a refeição!!!
Muitos estão...
Sem vida... 
Sem paz...
Sem casa...
Sem família...
Sem amor...
Sem sensibilidade...
Sem esperança...
Sem emprego...
Sem chamego...
Sem sossego...
Sem apego...
Sem desejo de dias melhores. 
Em algum lugar do horizonte...
O sol da justiça...
... brilhará...
... sorrirá...
... iluminará...
... e entrará sujando 
... os nossos olhos
... claros de morte!!!
                Roberto Gomes

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Crônica de gratidão pelo meu aniversário... 2018



Gratidão...

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tes. 5:18

Sou grato a Deus por estar com minha família, considerando que nos últimos dez anos não foi possível estar junto de minha querida e amada mãe (meu tesouro mais precioso), os meus irmãos, irmãs, sobrinhos e amigos que estão em alta estima. 

Sou grato a Deus por ter vivido a maior da minha vida junto às pessoas que sempre me deram força para continuar ainda que algumas dificuldades da caminhada tenham sido duras, desanimadoras e desgastantes.

Sou grato a Deus pelo tempo que passei em vários ministérios começando pela minha querida Primeira Igreja em Manguinhos, Primeira Igreja Batista em Ecoporanga (Ministério de Educação Cristã), Congregação Batista no Campo dos Alemães e Igreja Batista do Aquidabã, essa última, foi onde cresci e tive a oportunidade de liderar por 40 meses.

Sou grato a Deus pela oportunidade de nos últimos quatro anos ter dedicado minha vida à Missões Transculturais, passando pelo Senegal como tempo de preparação e no Togo, países do Oeste do Continente Africano. Minha gratidão aos queridos missionários que dedicam suas vidas do outro lado do Atlântico, pelas lições de vidas compartilhadas.

Sou grato a Deus pelo meu retorno ao Brasil (não foi fácil), mas durante esses dez meses, tive comprovação de ter voltado no momento certo, pois passamos por duras batalhas com enfermidade na família, porém o Senhor mais uma vez foi Fiel. A ele toda glória!

Sou grato a Deus pelos meus amigos de longe e de perto, pois sempre que necessitei recebi uma palavra amiga, incentivando-me ou alertando quanto à tomada de certas decisões. Quem encontra um amigo, encontra um tesouro! “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”.

Sou grato a Deus por voltar à Secretaria de Estado da Educação, nesse tempo e pelos meus novos e queridos colegas de trabalho e os grandiosos desafios de nossa valente e valorosa equipe que tem o comando de uma gerente pra lá de competente.

Sou grato a Deus pelos desafios enfrentados e vencidos e ainda por muitos outros que ainda terei pela frente e agora quase sexagenário (o tempo passa... o tempo voa...), espero ter mais serenidades para enfrentar as próximas etapas da vida sem nunca perder a alegria e o prazer de sorrir de tudo, inclusive de minha pessoa.

Sou grato a Deus por ter sido lembrado por amigos de diversos estados, países e continentes e ainda que eu quisesse usar todo meu vocabulário, ainda assim ficaria com uma altíssima divida.

Sou grato a Deus pelos meus queridos amigos senegaleses, ganenses, togoleses, nigerianos, “franceses”, malineses, “chineses”, paraguaios, alemães, guineenses e de outras nacionalidades que muito me orgulham e me deixam com uma vontade imensa de visita-los.

Sou grato a Deus por estar com minha gente, com meu povo, amigos, parentela e cercado de pessoas que me fazem com que os meus dias sejam sempre gostosos de serem vividos e que me dão alegria no tom certo.

Obrigado aos queridos e queridas pelo carinho e amizade...

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Ef. 5:20

Abraços!

Robertinho