.

.

domingo, 21 de junho de 2015

O que estamos fazendo com Jesus…


O que estamos fazendo com Jesus…

Nos últimos dias fomos obrigados a assistir algumas manifestações que envolveram diretamente o nome de Jesus, travando uma grande batalha campal entre seus seguidores e opositores. De um lado estrelas do movimentos gay, de um outro lado um jogador e até pastores televisivos que não perdem uma oportunidade de despejarem na mídia aquilo que chamam de evangelho. O que estamos fazendo com Jesus...

Há pouco menos de um mês aconteceu a final da copa dos Campeões e o Barcelona que tem vários brasileiros no seu elenco e entre eles Neymar (menino extremamente talentoso) foi campeão e o garoto estampou uma faixa na cabeça que dizia Jesus 100% ao que foi criticado por um jornalista de São Paulo e toda comunidade evangélica saiu em defesa do jogador em expressar sua fé. O que estão fazendo com Jesus...

Neste ano no por ocasião do dia dos namorados uma grande empresa de perfumaria brasileira, lançou uma campanha com casais gays na mídia brasileira. Foi como jogar fosforo na gasolina. De imediato um certo líder subiu o tom em nome dos evangélicos e fez umas dessas propostas estapafúrdias de que ninguém comprasse os produtos de tal empresa. Novamente vozes se levantam contra e a favor e os ingredientes de uma “guerra santa” vão se acumulando no inconsciente coletivo. O que estão fazendo com Jesus...

Como acontece em todos os anos na cidade de São Paulo a parada do orgulho LGBT no dia 07  e desta vez como os ânimos já estavam exaltados os radicais do movimento extrapolaram todo o bom senso, o respeito e foram ofensivos e agressivos com a as religião e seus símbolos nas suas manifestações, provocando reações das mais sensatas e inteligentes até as mais desmedidas e tão ofensivas quanto aquelas da avenida paulista. Com direito as manifestações oriundas de todo o mundo. O que estão fazendo com Jesus...

O que tem uma coisa a ver com a outra? Na primeira o craque 100% Jesus esta sendo processado com o pai na Espanha em função de sua transferência ao clube espanhol e que envolve desvio de dinheiro. Na ultima partida da Seleção Brasileira contra a Colômbia o comportamento desse rapaz foi digno de um atleta descontrolado, sem noção e totalmente oposto a mensagem estampada por ocasião da vitoria contra a equipe da Juventus: 100% Jesus. O que estamos fazendo com Jesus...

No caso da propaganda e da parada gay, estou impressionado como nos últimos tempos certos lideres evangélicos estão aproveitando o momento de instabilidade politica do Brasil e acirrando discussões de forma odiosa com  movimentos de luta contra a descriminação e de defesa dos direitos das pessoas. Falam com tanta veemência nas redes sociais que as pessoas que imagino, lendo e ouvindo tais palavras de ordem com a faca entre os dentes, prontos pra batalha final. Religião que simplesmente proíbe e reproduz concepções de mentes sem nenhuma misericórdia, me parece muito com a religiosidade dos fariseus do tempo de Jesus. O que estamos fazendo com Jesus...

Para não ser longo, não posso deixar de citar o caso noticiado pela imprensa de uma menina de 11 anos que saia de um ritual de candomblé e foi covardemente atacada a pedradas por fiéis que se dizem seguidores de Jesus. Simplesmente isso é um fato para se lamentar e como seguidor de Jesus pedir perdão e dizer como Cristo: “Pai perdoa-lhe, pois não sabem o que fazem”.  O que estamos fazendo com Jesus...

A impressão que tenho é que os radicais dos dois lados estão conseguindo seus objetivos de criarem uma guerra insana e idiota em nome de Jesus, recheados de seguidores que se auto professam cristãos e tem tomado atitudes gente que vive nas mais profundas trevas. O que estamos fazendo com Jesus...
Deus não impute ao mundo nem aos verdadeiros seguidores de Cristo, a ignorância e a falta de sabedoria daqueles que em Seu Nome tem usurpado sua imagem em causa própria.

O que estamos fazendo com Jesus...

quarta-feira, 17 de junho de 2015



Amigos, Parceiros e Mantenedores!
Agora é oficial viajo para Lomé, capital do Togo no dia 01 de julho. Sou grato a Deus pela historia que vivi no Senegal, Dakar, Mbour e Saly. Foram momentos maravilhosos que jamais sairão do meu coração. 
Seguem algumas informações sobre o meu futuro país e quero te desafiar a continuar orando e participando destes nossos (meus e seus) momentos...
"Deus é o Senhor de toda história..."
Abraços!

DADOS PRINCIPAIS:

Nome Oficial: República Togolesa
Área: 56.785 km²
Capital: Lomé
População: 6,8 milhões de habitantes (estimativa 2010)
Nacionalidade: togolesa
Governo: República com forma mista de governo
Divisão administrativa: cinco regiões subdivididas em prefeituras 

GEOGRAFIA:
Localização: Continente Africano
Cidades Principais: Lomé, Golfe Urbain, Sodoké
Clima: no litoral prevalece o clima equatorial úmido, enquanto na região interior é o clima tropical

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: grupos étnicos autóctones (99,2%), europeus (0,8%)
Idioma: francês (oficial), cabiê, euê
Religiões principais: cristianismo (cerca de 46%), crenças tradicionais (cerca de 34%)
IDH: 0,499 (2007) - baixo

ECONOMIA:
Principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, pesca e mineração
PIB (Produto Interno Bruto): US$ 2,9 bilhões (2009)
Força de trabalho: 2,9 milhões (2008)
Moeda: franco CFA

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Organizações que participa: ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), UA (União Africana).

domingo, 7 de junho de 2015

Pelos Caminhos do Continente Africano... Keur Madiagne


O dia amanheceu como sempre com a promessa de um sol daqueles que nos faz sentir sentir saudades do sol do Brasil. Parece que o sol que brilha por aqui é sempre mais forte do que aquele que brilha la.

Sai de casa e fui até a rodovia para embarcar num dos coletivos, veículos que fazem os percursos entre os bairros e cidades.  Assentei-me no banco da parte traseira do veiculo ao lado de uma senhora e logo em seguida entrou uma outra e fiquei no meio das duas madames extremamente simpáticas. Iniciamos uma conversa e quando souberam que eu era brasileiro a conversa fluiu e falamos desde a copa de 94, passando por Neymar até o racismo de uma certa nação da América do Norte que por motivos óbvios não citarei o nome. Fiquei encantado com a visão critica e social daquelas mulheres.

Na “garagem” (especie de rodoviária de onde saem os coletivos e ônibus)  foi fácil encontrar meu transporte e desta feita, sentei-me ao lado de uma jovem senhora acompanhada de um menino muito sorridente e o fato a lamentar é que ele não falava nada em francês, apenas o Wolof língua nacional e nossa conversa não passou de gestos. Durante todo o tempo da viagem pedi o pão que ele guardava consigo e para minha tristeza e alegria dele não me forneceu nenhum pedaço e ainda desceu antes que mudasse de ideia.

Em Ongkad, deixei o coletivo e iniciei uma boa caminhada em direção ao Pepe Les Vainqueurs. A percurso é feito num solo arenoso e as construções são de tijolos confeccionados com areia e cimento e normalmente são os próprios pedreiros que os fabricam. Por aqui você não vai encontrar caminhões transportando aquelas grandes quantidades de tijolos e sim centenas deles ao lado das obras esperando a secagem, afinal chuva por aqui é coisa rara.

Do meu lado direito tem uma construção inacabada e algumas crianças brincam no local animadamente simulando uma partida de futebol em meio a uma areia preta. Quando me viram a reação foi aquela exaustivamente repetida a cada semana: “Bonjour Tubabi”, (bom dia homem branco). Como pode um negro ser chamado de homem branco? Respondi alegremente e segui o meu caminho, não sem antes me desviar de uma carroça conduzida freneticamente por um jovem senhor com dois grandes tonéis de agua.

Olhando a minha esquerda contemplo uma grande área sem nenhuma construção, porém com uma quantidade enorme de papeis e plásticos que fariam a festa de pelo menos um mês de alguém que vive de recolher este material no Brasil. Este cenário me faz pensar que existe um grande desafio por aqui às pessoas que trabalham com conscientização, reciclagem e importância da conservação do meio ambiente.

O caminho é longo e encontro um grupo de mulheres agachadas como é o costume por aqui, algumas limpando peixes e outras torrando amendoins com suas respectivas crianças  “nas costas” devidamente acomodadas. A impressão que tenho é que vão cair a qualquer momento, porém, elas dormem serenamente mesmo com todos os movimentos de suas mães que trabalham se movimentando de forma exagerada.

Cheguei ao Pepe Les Vainqueurs e apos os cumprimentos de praxe e como sempre acontece foi uma grande festa mesmo porque “tubabi” é uma figura diferente e quando se trata de crianças... é preciso parar tudo e toda minha atenção sera somente delas.

Você quer saber como foi meu dia de trabalho em Keur Madiagne?

Depois nos falamos... até o próximo encontro!

sábado, 6 de junho de 2015

Pelos Caminhos do Continente Africano... Dakar onde tudo começou!


Boa tarde!

Hoje o dia está parecido com os outros... bem quente, porém, o vento está proporcionando uma pequena brisa pelo menos aqui dentro de casa. Minha janela desde que foi trocada a tela insiste em reclamar do vento com um barulhinho que fica mais interessante a noite! rsrs

De minha querida janela vejo uma senhora caminhando calmamente debaixo de um sol escaldante. Dois jovens conversam animadamente próximos a passarela. Vejo ao lado da avenida uma senhora com sua barraca coberta com plásticos azul, preto e branco vendendo o seu amendoim. Do outro lado da rua na subida da passarela tem um senhor vendendo sapatos nos mais diversos modelos. É vida que segue!

Eu sei que você no Brasil deve estar se preparando para almoçar com sua família. Desejo que façam uma excelente refeição e tenham uma excelente tarde, mas se puderes separar um tempinho por favor: interceda pelos países e missionários no continente africano, pois temos muitos desafios por aqui e particularmente o meu é aprender o francês.

Já que compartilhei um pouco da visão de minha janela, agora preciso voltar aos estudos.

Que Deus te abençoe!

Abraços!

Texto publicado em 06/09/2014

domingo, 31 de maio de 2015


Culto de Encerramento do Mês das Mulheres
Eglise Baptiste de Dund Gi
Equipes Radical África 10 e 11

terça-feira, 26 de maio de 2015

La Force de Ton Amour


La Force de Ton Amour
Claudia Nobre


Je viens à toi Seigneur,
Je désire changer mon coeur,
Par la grâce et la paix que je trouve en toi...

Dieu vous bénisse!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Enquanto posso...
Dia comum, deixe-me estar ciente do tesouro que é você. 
Deixe-me aprender com você, amar você, saborear você,
abençoar você, antes que se vá.
Não deixe que eu te ignore em busca de um amanhã raro e perfeito. 
Deixe-me agarrar você enquanto posso, porque você não será eterno.
Um dia, cavarei a terra com meus dedos, ou enterrarei meu rosto no travesseiro, ou retesarei meu corpo, ou elevarei minhas mãos para o céu, e desejarei mais que tudo no mundo: que você volte.

Mary Jean Irion 
Yes, World: A Mosaic