.

.

sábado, 6 de novembro de 2021


 What’s going on!  (O que está acontecendo...)

Sempre gostei de Marvin Gaye como cantor!  Na minha modesta opinião, ele foi o melhor representante da música soul, estilo norte americano conhecido como “música da alma.” Era um cantor extraordinário e interpretava como poucos. Conseguia tocar a alma com sua sensibilidade e o timbre maravilhoso de sua voz.

Anos 70, cenário de desigualdades e segregação raciais invadiam os EUA, a terra do Tio Sam.  Violência policial - especialmente contra os negros que se recusavam sentar nos locais destinados a eles nos ônibus e lanchonetes - era um fato comum. A sociedade em efervescência social, jovens buscando caminhos alternativos através do uso das drogas que proporcionavam viagens, muitas, infelizmente, sem volta. A guerra no Vietnã ainda em ebulição, ceifou muitas vidas, custou milhões de dólares e trouxe uma das maiores e mais vergonhosas derrotas para os EUA.

É neste contexto que “What’s Going on” foi escrita. Uma canção de protesto, gravada em 1971.

A despeito de sua genialidade, a vida familiar de Marvin, desde a infância, foi marcada por adversidades. Seu relacionamento com o pai era difícil devido à relação abusiva e violenta que este mantinha com sua mãe e irmãos.

Após uma discussão do pai com sua mãe, Marvin resolveu defendê-la e agrediu o seu genitor. Este por sua vez, foi ao quarto, pegou uma arma, disparou duas vezes contra o filho e tirou-lhe a vida.  Posteriormente, alegou legítima defesa. Trágico, pois a arma fora presente do próprio filho.

Depois de mais de meio século, essa expressão não quer calar: o que está acontecendo...

O que está acontecendo… nossas crianças estão morrendo de fome em várias partes do mundo, em especial no Continente Africano, fruto de ditaduras que passam incólumes diante das grandes nações.

O que está acontecendo... nossa sociedade não tem protegido nossas crianças da violência dos adultos, assim sendo a trajetória de vida desses pequeninos tem sido interrompida.

O que está acontecendo... com a nossa sensibilidade e empatia pelo outro. Nos agredimos, gratuitamente, pelas redes sociais, no trânsito, nos estádios de futebol. Enganamo-nos achando que somos poderosos diante de um computador, atrás de um volante e no meio de uma torcida.

O que está acontecendo…, a volúpia dos nossos líderes pelo poder tem levado milhares de pessoas à morte. Para se perpetuarem no poder, manobras são feitas privando crianças de alimentação, saúde e educação.

O que está acontecendo...  a inversão de valores tem mudado a conotação do certo e errado. Vivemos um tempo em que tudo é relativo. A verdade está deixando de ser verdade, pois “muitos” têm defendido suas próprias filosofias de vida como verdade absoluta.

O que está acontecendo...  o povo cristão tem feito escolhas de vida que não refletem os valores exarados na Bíblia, a Palavra de Deus.  Alguns princípios são contrários aos ensinos de Jesus, o nosso maior exemplo de vida.

O que está acontecendo...  a humanidade vive à deriva, busca cura para os males que estão surgindo nos últimos tempos e desafia a ciência a cada nova pandemia que surge ao redor do mundo.

O que está acontecendo... com a fé do homem em Deus e o desejo de cumprir as palavras de Jesus na sua relação com o seu semelhante descrita em Mateus 12:7 – “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

Vale a pena aceitar o desafio diário de fazer aos outros o bem que desejamos receber.

É isso por hoje... é vida que segue!!!

9 comentários:

  1. Muito oportuno essa mensagem !
    Show !
    Siga escrevendo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler esta crônica, voltei à minha experiência de um ano, nos Estados Unidos, vivenciando todo este cenário,no ano de 1978. Muito boa reflexão.

      Excluir
  2. Excelente reflexão. Obrigada pelas crônicas de domingo. O que está acontecendo... o Apocalipse se cumprindo.

    ResponderExcluir
  3. Nada que eu disser vai definir essa linda e tão perfeita reflexão. Perfeita demais!

    ResponderExcluir