Encontros e despedidas...
(Homenagem póstuma aos coristas
Jones, Rosângela, Creuza e Sr. Arnaldo)
Na canção encontros e despedidas, Milton Nascimento consegue de uma forma bem natural traduzir as dúvidas e questionamentos que enfrentamos todos os dias da nossa existência. A vida é uma eterna sucessão de chegadas e partidas.
Estou no Coral Viva Você, desde 2018 e por todos esses anos tive a honra de conviver com pessoas que alegraram as minhas segundas e quintas nos ensaios e confesso que pelo meu jeito de ser “brincalhão” tive a oportunidade de viver excelentes momentos nas diversas cidades e locais em que nos apresentamos.
Participamos de um encontro internacional de coros em Guarapari num sábado pela manhã. Saímos de Vitória bem cedo e no ônibus sempre existe uma interação entre os coristas e percebi uma carinha nova no grupo com ar de preocupação e fui informado que ele seria o solista da canção “Stand By Me” com o Coro. Acho que a descontração do grupo, tirou um pouco do peso dos ombros do jovem, embora ele continuasse preocupado.
Nosso encontro em Guarapari, foi um dos mais interessantes que participei, pois além de ser ao ar-livre, os grupos se revezavam numa dinâmica toda diferente e confesso que me agradou bastante, pois além de cantar no meio do povo e para o povo, logo me lembrei da frase “todo o artista tem que ir onde o povo está”, de Milton Nascimento.
A canção Stand By Me, foi interpretada pelo jovem solista, naturalmente um pouco nervoso, mas o seu brilho foi evidente considerando os aplausos que recebeu como reconhecimento pela apresentação com todo o grupo. Devo confessar que gosto dessas apresentações que proporcionam essas interações.
Após a festa em Guarapari, cantamos em outros eventos e sempre com a presença do nosso solista e o ápice ao meu ver foi justamente o aniversário de 15 anos do Coral Viva Você e sua apresentação foi simplesmente sublime e brilhou juntamente com todo o grupo.
Bem a festa acabou e chegamos no momento das despedidas e assim fizemos quando terminou a festa do Décimo Quinto ano do nosso coral, mas fizemos a solene promessa de que juntos estaríamos no final do ano de 2023 e nos desafios que 2024 nos reservava.
Os planos são nossos, mas a resposta vem de Deus e Ele tinha outros planos para o nosso jovem corista embora nossa cabeça ainda esteja confusa, porém, vamos lutando para entender os desígnios de Deus e sabemos que isso leva tempo.
Sua chegada como jovem promessa foi sorrateiramente, demonstrou um grande potencial e brilhando sempre muito discreto nos bastidores que é o local onde realmente nos conhecemos e deixamos nos conhecer.
Jones, era um aluno especial e exemplar cheio de sonhos e talentos. Sua voz era inconfundível que além do brilho nos contagiava. Sempre disposto, dedicado, amável, simples e temente a Deus. Seu talento e garra ficarão para sempre guardados em nossos corações.
Entendemos que morrer faz parte de nossa história, mas como alguém já disse que em tempos de paz os filhos sepultam seus pais, mas em tempos de guerra os pais sepultam os seus filhos e imagino o quanto isso seja duro.
Nessa oportunidade quero mencionar pessoas que fizeram parte de nosso coro, desde o tempo que participo e que, mas deixaram marcas profundas em nossos corações: menciono nossa saudosa amiga Rosângela, que com sua calma e paciência foi um membro atuante em nosso coro além de trabalhar bravamente nos bastidores ajudando a administração. Como essa perda foi sofrida.
Creuza, de saudosa memória cantava em outros coros e sempre e por inúmeras vezes tivemos oportunidade de conversar no pátio da Secretaria sobre algumas histórias engraçadas dos primórdios do nosso coral e assuntos do nosso trabalho em geral. Foi a perda de uma colega de trabalho e corista muito sentida, diria quase inacreditável.
Sr, Arnaldo, provavelmente tenha sido um dos coristas de mais idade que nosso coro tenha recebido. Era um homem que tinha uma experiência de cantar na noite e gostava de impostar a voz como se estivesse cantando bolero. Era divertido e foi uma pessoa que marcou presença durante o tempo que esteve conosco. Foi um bom parceiro e que gostava de contar histórias.
Descansem em paz... Jones Caetano Muniz, Rosangela Lourenço Ribeiro, Creuza Maria de Jesus Vieira e Sr. Arnaldo Leal de Castro, nossa homenagem e reconhecimento pelos bons tempos de convívio no nosso querido Coral Viva Você!!!