.

.

quarta-feira, 22 de maio de 2024


Encontros e despedidas...
(Homenagem póstuma aos coristas Jones, Rosângela, Creuza e Sr. Arnaldo)

Na canção encontros e despedidas, Milton Nascimento consegue de uma forma bem natural traduzir as dúvidas e questionamentos que enfrentamos todos os dias da nossa existência. A vida é uma eterna sucessão de chegadas e partidas.

Estou no Coral Viva Você, desde 2018 e por todos esses anos tive a honra de conviver com pessoas que alegraram as minhas segundas e quintas nos ensaios e confesso que pelo meu jeito de ser “brincalhão” tive a oportunidade de viver excelentes momentos nas diversas cidades e locais em que nos apresentamos.

Participamos de um encontro internacional de coros em Guarapari num sábado pela manhã. Saímos de Vitória bem cedo e no ônibus sempre existe uma interação entre os coristas e percebi uma carinha nova no grupo com ar de preocupação e fui informado que ele seria o solista da canção “Stand By Me” com o Coro. Acho que a descontração do grupo, tirou um pouco do peso dos ombros do jovem, embora ele continuasse preocupado.

Nosso encontro em Guarapari, foi um dos mais interessantes que participei, pois além de ser ao ar-livre, os grupos se revezavam numa dinâmica toda diferente e confesso que me agradou bastante, pois além de cantar no meio do povo e para o povo, logo me lembrei da frase “todo o artista tem que ir onde o povo está”, de Milton Nascimento.

A canção Stand By Me, foi interpretada pelo jovem solista, naturalmente um pouco nervoso, mas o seu brilho foi evidente considerando os aplausos que recebeu como reconhecimento pela apresentação com todo o grupo. Devo confessar que gosto dessas apresentações que proporcionam essas interações.

Após a festa em Guarapari, cantamos em outros eventos e sempre com a presença do nosso solista e o ápice ao meu ver foi justamente o aniversário de 15 anos do Coral Viva Você e sua apresentação foi simplesmente sublime e brilhou juntamente com todo o grupo.

Bem a festa acabou e chegamos no momento das despedidas e assim fizemos quando terminou a festa do Décimo Quinto ano do nosso coral, mas fizemos a solene promessa de que juntos estaríamos no final do ano de 2023 e nos desafios que 2024 nos reservava.

Os planos são nossos, mas a resposta vem de Deus e Ele tinha outros planos para o nosso jovem corista embora nossa cabeça ainda esteja confusa, porém, vamos lutando para entender os desígnios de Deus e sabemos que isso leva tempo.

Sua chegada como jovem promessa foi sorrateiramente, demonstrou um grande potencial e brilhando sempre muito discreto nos bastidores que é o local onde realmente nos conhecemos e deixamos nos conhecer.

Jones, era um aluno especial e exemplar cheio de sonhos e talentos. Sua voz era inconfundível que além do brilho nos contagiava. Sempre disposto, dedicado, amável, simples e temente a Deus. Seu talento e garra ficarão para sempre guardados em nossos corações.

Entendemos que morrer faz parte de nossa história, mas como alguém já disse que em tempos de paz os filhos sepultam seus pais, mas em tempos de guerra os pais sepultam os seus filhos e imagino o quanto isso seja duro.

Nessa oportunidade quero mencionar pessoas que fizeram parte de nosso coro, desde o tempo que participo e que, mas deixaram marcas profundas em nossos corações: menciono nossa saudosa amiga Rosângela, que com sua calma e paciência foi um membro atuante em nosso coro além de trabalhar bravamente nos bastidores ajudando a administração. Como essa perda foi sofrida.

Creuza, de saudosa memória cantava em outros coros e sempre e por inúmeras vezes tivemos oportunidade de conversar no pátio da Secretaria sobre algumas histórias engraçadas dos primórdios do nosso coral e assuntos do nosso trabalho em geral. Foi a perda de uma colega de trabalho e corista muito sentida, diria quase inacreditável.

 Sr, Arnaldo, provavelmente tenha sido um dos coristas de mais idade que nosso coro tenha recebido. Era um homem que tinha uma experiência de cantar na noite e gostava de impostar a voz como se estivesse cantando bolero. Era divertido e foi uma pessoa que marcou presença durante o tempo que esteve conosco. Foi um bom parceiro e que gostava de contar histórias.

 Descansem em paz... Jones Caetano Muniz, Rosangela Lourenço Ribeiro, Creuza Maria de Jesus Vieira e Sr. Arnaldo Leal de Castro, nossa homenagem e reconhecimento pelos bons tempos de convívio no nosso querido Coral Viva Você!!!

 


 

segunda-feira, 13 de maio de 2024


Maria José...

Nome composto... de dois personagens da história Bíblica.

Maria... mulher que não fugiu e não praguejou quando soube que fora escolhida por Deus para uma grande missão, a mais nobre da existência de todas as mulheres de todos os tempos.

José... um homem que mesmo tendo dúvida a princípio quanto a gravidez de Maria, sua mulher, não hesitou recebe-la como sua esposa quando teve consciência do plano de Deus.

Maria... uma mulher que guardava todas as coisas no coração, mesmo não entendendo os planos, atitudes, parábolas do filho que seria o Salvador do mundo, morrendo pelos nossos pecados.

José... obediente que foi seguiu ensinando seu oficio ao seu filho e durante toda sua vida e entrou para a história como o homem que não hesitou em ter a honra de receber o nome o nome de pai terreno de Jesus.

Maria... sempre ela, foi até os últimos momentos da vida daquele que seria o mais famoso filho de todos os tempos, provando assim de uma vez por todas que a verdadeira mãe, jamais abandona seu filho.

Maria José... assim como eles foram presenteados por viverem e cuidarem de Jesus criança, adolescente e jovem.

Maria José... somos gratos a Deus por Ele ter nos presenteado com sua presença e o seu jeito todo especial de ser.

Maria José... ativa, preocupada, afobada, amiga, correta, afetuosa, bondosa, carinhosa, brava, responsável, altruísta e que ama o próximo.

Zezé... presente de Deus... para nossa equipe... para sua família... para sua mãe... para o seu marido... seu filho... sua nora... sua neta... irmãs... irmãos... cunhados e cunhadas.

Receba o carinho e gratidão de nossa equipe e o desejo de que Deus continue abençoando sua vida dando porções dobradas de dias, saúde e alegria que a todos encanta.

 Feliz aniversário!!!

domingo, 12 de maio de 2024


MÃES DA SUBGERÊNCIA DE PATRIMÔNIO DA SEDU... PARABÉNS!!!
(A mãe mais jovem e a mais experiente da nossa Subgerência)

Somos uma equipe que faz parte de um grupo maior, mas quero me dirigir especificamente, às meninas da nossa Subgerência.

Nessa equipe temos algumas mães que não irei identificá-las, mas apenas citá-las como protagonistas do dia nomeado como dia das mães. Se você for um bom observador, logo saberá de quem estou falando.

Temos na nossa equipe mãe durona. Daquele tipo que não tolera nenhum deslize nas notas da criança, pois acha que isso vai prejudicar o futuro brilhante que ela terá pela frente ao ingressar numa escola de ensino técnico.

Temos mãe que passa o tempo inteiro pensando no filho: como ele está? Será que foi ao médico? Viajou bem e já chegou, mas ainda não deu notícias! Fico preocupada o tempo inteiro com ele e parece, mas parece que ele vive em outra dimensão.

Tem mãe que aparentemente vive tranquila, é preciso chegar bem perto e conversar longas horas para entender minha fala, mas por dentro é um furacão em forma de uma pessoa dócil e competente, mas vive o tempo inteiro em Vitória com Victoria.

Mas curiosamente temos na nossa equipe, filhas que se tornaram mães daquelas que um dia ofereceram todo cuidado aos seus filhos e filhas. Alguém disse que pela lei natural das coisas os pais vão primeiros, mas como não existe a lei natural das coisas, enquanto temos mães, devemos valorizá-las.

Sou grato a Deus, quando vejo a dedicação (que me toca e emociona) de Zezé para com sua mãezinha querida. Uma mulher que lutou sozinha na criação de vários filhos num local de difícil acesso e que agora recebe o cuidado e carinho da filha. Isso se chama gratidão!

Sou grato a Deus, quando vejo a preocupação de Bruna com sua filha e o quanto tem aprendido a lidar com a adolescência de uma adolescente (totalmente light) que está começando a viver a fase mais empolgante da vida. Isso se chama desejar o melhor para o futuro!

Sou grato a Deus, quando contemplo a dedicação de Roseni com suas meninas as vezes teimosas (mãe e tia) levando-as ao médico, tentando aconselhar (a parte mais difícil) e administrando todas as medicações dos receituários médicos... tarefa bem difícil. Isso se chama cuidado e zelo pelas idosas!

Sou grato a Deus pela vida de Cely, pelo tempo de dedicação a sua saudosa mãe e hoje vive de saudades de um tempo bom e hoje, procura ajudar os parentes de perto e de longe do nosso estado. Isso se chama reconhecimento e gratidão... e muitas saudades.

Sou grato a Deus pela vida de nosso Chefe Matheus por um fato que chamou a minha atenção quando numa conversa informal quando ele disse que liga todos os dias para sua avó para conversar e ouvir histórias (algumas repetidas) há anos, pois sabe o quanto isso é importante para ela.  Isso se chama honrar a quem merece honra.

Minha gratidão... às mães dos meus colegas de trabalho de toda GEAD que se foram, mas deixaram marcas nos filhos que conosco convivem. Hoje, sem dúvidas foi um dia de inúmeras lembranças que trouxeram muitas lágrimas.

Minha gratidão... às mães que vivem e  nos influenciam marcando nossas vidas, dia sim e outro também! São mulheres valentes que se superam para darem aos filhos aquilo que elas nunca possuíram, mas lutam para que eles vão além dos alvos por elas alcançados.

Sou grato por Deus ter me dado uma mãe a quem posso amar, me dedicar e oferecer todo o meu carinho, respeito e gratidão por tudo que ela fez e ainda faz por todos os meus irmãos ao longo dos seus 86 anos de vida. Uma vida dedicada ao esposo, filhos, netos e bisnetos. Obrigado, minha querida mãe!

E como dizia certa poetisa: dá-me uma rosa, enquanto estou viva! Esse tempo de oferecer carinho se chama... hoje... agora.

Feliz dia das mães!!!