.

.

terça-feira, 22 de novembro de 2016


Simplesmente Maria...

Existem algumas datas especiais durante o ano que sempre me alegram, porém uma delas faz o meu coração transbordar de alegria: 22 de novembro.

Deus na sua infinita bondade, quis que viesse ao mundo um ser especial, uma filha a qual deram o nome de Maria. Aquela criança filha de Hermenegildo e Nair Silva foi crescendo e logo era uma menina que aprendeu a conviver em meio aos seus sete irmãos : Nivalda, Reinaldo, Tereza e Laerce estes já falecidos e Laurinda, Luci e Vivaldo, este último segundo informações era o mais santo de todos eles.

A menina cresceu às margens da velha estrada de ferro Leopoldina, num lugar chamado Parada de Coronel Benjamin e no inicio de sua juventude veio conhecer o jovem Osmani Gomes, aquele que seria o seu esposo por mais de 46 anos até o seu falecimento.

Essa jovem mulher é mãe de oito filhos sendo que dois falecidos pouco depois do nascimento. Tive o privilégio de ser o primogênito e cresci entre os meus seis irmãos: Sueli, Rogério, Solange, Renato e Leonora. Uma família bem normal como todas as outras, porém com uma diferença, pois dentro do nosso lar, havia uma mulher chamada simplesmente Maria!

Desde minha infância me lembro dessa mulher lutando para dar o melhor para os seus filhos. Nossa infância foi normal e em muitos momentos com aquelas dificuldades que eram comuns na época, porém quando os problemas surgiam, simplesmente lá estava Maria.
Foi assim que crescemos diante de uma mulher que aprendeu tratar com sabedoria todos os problemas da vida, após sua conversão soube compartilhar sua fé e esperança conosco, e a cada dia ia se transformando numa pessoa imprescindível e querida para nossas vidas ou simplesmente Maria!

Uma mulher que soube desempenhar um papel de educadora, ensinando-nos as primeiras letras, antes de chegarmos à escola num tempo extremamente difícil e de poucos recursos. Uma mulher que soube nos ensinar que a esperança é fundamental em nossas vidas a exemplo do cântico de vitória do apóstolo Paulo em Romanos 8:31-39, de forma disciplinada e suave e que não fugia do método, simplesmente Maria!

Chegamos onde estamos, pois tivemos na infância e juventude uma mãe que nunca descuidou em momento algum do seu papel de mãe e de líder da casa, quando meu pai viajava a trabalho, e nunca deixou o sol se por sobre sua ira resolvendo todas as coisas no tempo certo e nos ensinando que a honra, caráter e a convicção de que confiar e esperar em Deus é o nosso bem mais precioso... simplesmente Maria!

Neste dia 22 de novembro quero agradecer a Deus por ser seu filho. Todos os dias, agradeço a  Ele por sua vida e não me canso de contar sua história por onde passo e enaltecer o fato de que você é uma grande mulher, simplesmente Maria!

Obrigado minha querida mãe, pela força e orações nos momentos mais difíceis da minha vida, e o incentivo de que eu continuasse na minha caminhada no Rio de Janeiro, época da doença do papai e mesmo agora, atravessando o Oceano Atlântico e aterrissando no continente africano, precisamente no TOGO... simplesmente Maria!

Não fui pai, mas se um dia o fosse, certamente teria o mesmo sentimento que pulsa no seu coração, de doar-se , e de doar de maneira incondicional meus filhos a Deus como aprendi contigo, ainda que este ato traga saudades, porém, a certeza de que o Deus que dá se encarrega de sustentar e cuidar daquela saudade que insiste em ficar nos nossos corações... esse é o jeito de doar-se, simplesmente Maria!

Neste dia, minha querida mãe, receba o meu reconhecimento que o mais importante não é onde estou e sim de onde venho. Venho de uma família cuja estrutura cristã foi moldada por uma mulher simples de compromisso profundo e sério com Deus.

Neste dia, minha querida mãe, receba o carinho de um filho que te ama por tudo que você é e representa para nossa família, e posso dizer seguramente, nossos amigos e vizinhança.

Neste dia, minha querida mãe, receba minha admiração por você ser uma mulher de paz. Conheço poucas pessoas que encarnam no melhor sentido dessa palavra essa condição. Olhando e vivendo contigo, não me é dada outra opção a não ser um promotor da paz.

Neste dia, minha querida mãe, receba os meus mais profundos desejos de um feliz e abençoado aniversário e nunca se esqueça de que todo santo dia agradeço a Deus por sua vida e pela benção que tenho de tê-la como mãe.

Que Deus a abençoe e continue dando essa sabedoria que nos encanta cada vez mais e como filhos nos deixa cheios de orgulho.

Beijos no seu coração... daquele como os outros filhos... Simplesmente, te ama!

Robertinho